
A Mamãe
A fase mais agradável, para a maioria das mamães, os enjoos já estão bem menos frequentes ou até já não existem mais, e ainda a barriga não está enorme, então é nesta fase que os preparativos para a chegada do bebê devem acontecer, reforma do quarto, compras do enxoval, adaptações na casa, tudo o que você sempre sonhou em fazer quando este momento chegasse é a hora de colocar em pratica. É comum também você sentir mais energia nestes meses, a fase de adaptação do seu corpo e emocional já passou e agora você está com pique total, mas as alterações de humor vão acontecer ainda, mais o lado bom que já estamos quase na metade da gestação.
Uma dica muito importante, beba muita água, se mantenha hidrata quanto para seu organismo funcionar direitinho, como para seu cabelo e sua pele estarem bem hidratadas, capriche nos cremes e óleos corporais, importantíssimos para combater as estrias, e evite químicas no cabelo, caso seja muito necessário não deixe de informar seu médico e ver a opinião dele. E também crie uma rotina de exercícios, natação, caminhadas e yoga pré natal são excelentes para essa fase, além de ajudarem a manter o corpo em dia, ajudam com sua resistência física, ótimo para a hora do parto.
O bebê
Durante esse período o bebê continua o desenvolvimento descrito no 3º mês, e crescendo muito rápido agora ele já está do tamanho de uma couve flor, e isso se torna mais visível com o crescimento da sua barriga, ele agora já começa o movimento de sucção e o movimento de engolir, alguns até chupam o dedo, as vezes eles fazem esta graça na hora do ultrassom, e as orelhas e olhinhos já começam a se encaixar nas posições normais. No sexto mês ele já é capaz de ouvir sons e começa a criar seu período de sono e ficar acordado, fase deliciosa porque você começará a sentir seus movimentos e também você pode cantar e conversar muito com ele, preste atenção nas reações dele quando fizer isso. O pai também pode e deve fazer estas interações com sua barriga, o bebê vai reconhecer esses estímulos, desde pequenininho.

Sinais de alerta que se deve correr ao médico * Febre acima de 37,5º C * Dor abdominal intensa, que não alivia depois do descanso * Sangramento * Dor de cabeça e visão turva * Vômitos * Corrimento vaginal que não seja transparente * Ardência ou dor ao urinar * Coceira na vagina * Deixar de sentir o bebê mexer por um longo período
Estamos perto do fim, próxima conversa sobre o último trimestre, espero vocês! Texto: Catia RodriguesFotos: Frans RodriguesReferência: https://www.pampers.com.br/